mobilidade urbana

Mudanças na Bozano dividem opiniões entre lojistas de Santa Maria

Joyce Noronha


Foto: Reprodução
Arte dá ideia de como ficará a 2ª Quadra. Estacionamentos darão lugar a áreas de lazer. Só ficará uma pista para carros, além das vagas de táxi e acesso a garagens

A informação de mudança na Rua Doutor Bozano entre as ruas Floriano e Serafim pegou alguns lojistas da 2ª Quadra de surpresa e dividiu opiniões. A atendente do Miami Café Jéssica Scott, 25 anos, acha que a mudança não vai fazer muita diferença para os clientes. Mesmo que ela ache que a população pode reclamar da falta de estacionamento perto do Calçadão, Jéssica diz que as pessoas que vão a pé ao café.

Usina vai gerar energia elétrica a partir do lixo em Santa Maria

O gerente da Tevah, Gelso Corrêa, 60 anos, crê que a mudança é "um tiro no pé" pela retirada das vagas de estacionamento da quadra, que atualmente são cobertas por parquímetros: 

- Temos o problema de, no verão, ser calor demais e, no inverno, das pessoas não quererem andar na chuva. Se o nosso cliente tiver que estacionar lá perto da Praça dos Bombeiros, não vai querer caminhar até aqui.

Além da opinião sobre as vagas de estacionamento, Corrêa avalia que ter mais espaço para pedestres na quadra vai transformar o local em uma "grande farra de jovens" de pessoas, como ocorre no Calçadão.

A dona da loja de roupas Cereja, Daiane Dalla Barba, 37 anos, já acha que ter mais fluxo de pedestres e menos carros transitando pela via será positivo. Diz que há anos é difícil de achar vagas na quadra e que as pessoas seguem passando pelas calçadas. Avalia que pode ser um incentivo para o comércio local:

Fábricas de Santa Maria mostram tecnologias para o campo Expointer 2018

- Acho que vai ser bom, vai abrilhantar a quadra. Desde que seja feito algo bonito e atrativo. 

A presidente da CDL, Marli Rigo, fala dos prós e contras:

- Não tirar totalmente a circulação de veículos fica bom, porque as pessoas terão mais espaço para circular. A ideia é boa, para melhorar, mas existe a dificuldade de estacionamento, então pode haver pessoas que não vão gostar. Vamos aguardar para ver como funcionará. Esperamos que o Calçadão também seja revitalizado, é prioridade e campanha antiga dos lojistas.

O presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, gostou da ideia por valorizar a Bozano e diz que o bom é que permitirá voltar a como é agora, se não der certo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo aplicativo vai reunir taxistas legalizados em Santa Maria Anterior

Novo aplicativo vai reunir taxistas legalizados em Santa Maria

Franquia de roupas e acessórios de marcas do setor automobilístico inaugura em Santa Maria Próximo

Franquia de roupas e acessórios de marcas do setor automobilístico inaugura em Santa Maria

Economia